Buscar
  • Célula 21 Comunicação e Marketing

Facebook Ads (Meta Ads): o que é, tipos, como funciona e como usar


Anunciar no Facebook Ads (Meta Ads) é uma forma de aumentar o alcance de sua empresa na rede social e gerar mais negócios com um investimento altamente personalizável e controlável. Isto é, você só investe quanto pode e quanto quer.


Por isso, para conseguir aumentar a geração de Leads e oportunidades de negócio, muitas empresas recorrem à mídia paga, principalmente pela facilidade e rapidez com que os resultados aparecem – principalmente quando comparada aos canais orgânicos.


Em todo caso, é preciso entender que os anúncios não vendem por si só: é necessário entender a dinâmica dessas ferramentas, o perfil do público-alvo presente em cada canal e as otimizações e boas práticas que farão diferença nos resultados.


Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre o Facebook Ads.


O Que é o Facebook Ads (Meta Ads)? Definição Por que Anunciar no Facebook Ads?

Quais os Tipos de Campanhas de Facebook Ads?

Principais Termos Referentes aos Anúncios no Facebook

Checklist para uma boa campanha no Facebook/Instagram



O Que é o Facebook Ads?

Sabe aqueles posts que aparecem em sua timeline com um subtítulo em cinza escrito “patrocinado”? São conteúdos promovidos dentro da plataforma (Facebook e Instagram).


A plataforma de anúncios do Facebook (Meta) – aqui também entra o Instagram, pois faz parte do mesmo grupo - oferece diferentes formatos e objetivos de negócios para quem anuncia, desde curtidas na página, geração de Leads até confirmação de presença em eventos.


Por que Anunciar no Facebook Ads?

Segundo informação do próprio Facebook, mais de 1,6 bilhão de pessoas em todo o mundo estão conectadas a uma pequena empresa na rede social.


Se este dado ainda não te convenceu a criar anúncios na plataforma, veja abaixo mais motivos para destinar uma parcela da verba de marketing em campanhas no Facebook Ads.


Público Amplo: o Facebook Ads permite a veiculação de anúncios em algumas das maiores redes sociais e plataformas, à exemplo, Facebook e Instagram;


Possibilidade de Segmentações: várias opções de segmentação, incluindo cidades, regiões, idade, gostos/interesses, faixa de renda e outros dados demográficos;


Rastreamento de Conversão: além do fluxo imediato de tráfego, as campanhas criadas na plataforma são fáceis de rastrear para mensurar seus resultados;


Controle Total dos Gastos: na ferramenta você tem 100% de controle sobre seu orçamento diário e custo por clique máximo;


Criação de Testes e Otimização: a plataforma disponibiliza inúmeras métricas para análise da performance das suas campanhas, grupos de anúncios e anúncios;


Diversidade de Formatos de Anúncios: o Facebook Ads oferece uma grande variedade de formatos de anúncios e posicionamentos.



Outras vantagens em investir no Facebook Ads:


  • Crescimento no número de fãs da sua marca

  • Criação e/ou ampliação da sua lista de contatos

  • Aumento do tráfego em sua página pessoal ou na página da empresa

  • Venda de produtos e serviços

  • Fazer com que seu conteúdo alcance um número maior de pessoas.

  • Para embasar ainda mais essa minha opinião sobre a importância dos anúncios do Facebook Ads para a sua estratégia digital, vamos imaginar uma situação hipotética.



Então, utilizar os recursos do Facebook Ads parece ser uma das estratégias mais certas,

não concorda?




mobile-facebook-ads
facebook ads

Quais os Tipos de Campanhas de Facebook Ads?


O objetivo da sua campanha no Facebook Ads deve estar intrinsecamente alinhado com a ação, a qual o negócio deseja que as pessoas efetuem quando visualizarem os anúncios.


Para isso, antes de criar uma campanha é crucial entender quais são suas estratégias de negócio e metas comerciais.


O Facebook possui três categorias (ou macro objetivos) que facilitam a análise de qual objetivo a sua campanha mais se adequa. As três macro categorias são: Reconhecimento, Consideração e Conversão.


Cada uma delas possui uma seleção de objetivos micro, sendo divididas com base no seu objetivo de campanha.









RECONHECIMENTO

Esta categoria possui objetivos que são recomendados para gerar interesse no produto ou serviço, o qual estiver sendo anunciado. Além de aumentar o reconhecimento da marca, para isso você precisa dizer às pessoas qual é o diferencial da sua empresa.


Abaixo apresentamos dois objetivos possíveis dentro de “Reconhecimento”:


Objetivo I A sua meta de negócios é:



Reconhecimento da marca

Aumentar o reconhecimento da sua empresa, marca ou serviço entre as pessoas.

(A métrica nesta campanha é uma estimativa de quantas pessoas se lembrarão de ter visto o anúncio se forem perguntadas em até 2 dias. O Algoritmo trabalhará para entregar os anúncios às pessoas mais prováveis de se lembrarem.)


Alcance

Exibir seu anúncio para o número máximo de pessoas no seu público-alvo.

(A métrica nesta campanha é unicamente alcance. O algoritmo trabalhará para entregar o anúncio ao maior número de pessoas possível.)




CONSIDERAÇÃO

Esta categoria possui objetivos que são recomendados para levar as pessoas a pensarem na sua empresa e a buscarem mais informações. Por exemplo, é possível criar uma campanha que incentiva as pessoas a visitarem seu site para saber mais informações.


Abaixo apresentamos seis objetivos possíveis dentro de “Consideração”:


Objetivo I A sua meta de negócios é:



Tráfego

Direcionar as pessoas da plataforma que observaram o anúncio para qualquer destino que você escolher. Tendo como exemplo: página de destino do seu site, uma publicação de blog, aplicativo, ligação telefônica, entre outros.


Engajamento

Alcançar as pessoas mais propensas a interagir com a sua publicação. O envolvimento inclui curtidas, comentários e compartilhamentos. Também pode incluir ofertas reivindicadas na sua Página.


Instalações do aplicativo

Enviar as pessoas à loja de aplicativos onde poderão baixar o aplicativo da sua empresa.

Visualizações do vídeo Compartilhar vídeos da sua empresa com as pessoas no Facebook mais propensas a assisti-los.


Geração de cadastros

Coletar cadastros para a sua empresa. Criar anúncios que coletem informações das pessoas interessadas no seu produto, como cadastros para boletim informativo, ou as incentivem a ligar para a sua empresa.


Mensagens

Direcionar as pessoas para entrarem em contato no Messenger, no Instagram Direct e no WhatsApp. Visa a comunicação com clientes em potencial ou existentes para estimular o interesse na sua empresa.

É recomendada para empresas que possuem uma boa estrutura de atendimento.





CONVERSÃO

Esta categoria possui objetivos que são recomendados para incentivar as pessoas a se interessarem por sua empresa, para comprar ou usar seu produto ou serviço.


Por exemplo, é possível criar uma campanha para incentivar clientes em potencial a comprar no seu e-commerce ou mesmo visitar a loja mais próxima. Ou então captar leads em um formulário de contato.


Abaixo apresentamos três objetivos possíveis dentro de “Conversão”:


Objetivo I A sua meta de negócios é:


Conversões

Incentivar as pessoas a executar uma ação específica no site da sua empresa, como adicionar itens ao carrinho, baixar o seu aplicativo, cadastrar-se no site, ligar para a sua empresa ou fazer uma compra.


Vendas do catálogo

Exibir produtos do catálogo da sua loja de comércio eletrônico para gerar vendas.


Tráfego para o estabelecimento

Promover os pontos comerciais físicos da sua empresa para pessoas nas imediações.




Principais Termos Referentes aos Anúncios no Facebook


Para ter sucesso com as suas campanhas, o primeiro passo é entender e se familiarizar com os termos de campanhas mais utilizados por profissionais de marketing e mídia paga. Confira os mais importantes!


1. Return Over Ad Spend (ROAS)

O termo Return Over Ad Spend (ROAS) pode ser traduzido como Retorno Sobre Gasto em Anúncios, e é basicamente o retorno sobre o investimento realizado nas campanhas de mídia paga.


Esse indicador mostra quantos reais foram gerados para o seu negócio a cada real investido em anúncios.


2. Custo Por Clique (CPC)

O CPC é o quanto você paga, em média, por clique realizado no seu anúncio. O seu cálculo é definido como: custo total do anúncio / total de cliques.


3. Custo por Mil (CPM)

O Custo por Mil (CPM) apresenta o valor médio o qual você está pagando para cada mil impressões do seu anúncio.


Sendo que uma impressão é contabilizada para cada uma das vezes em que o anúncio é mostrado, independente de ter tido alguma interação. Sua fórmula é descrita como: custo total do anúncio / (total de impressões/1.000).


4. Pixel do Facebook

O pixel de conversão é um código inserido no seu site visando mensurar a eficácia das campanhas efetuadas no Facebook Ads.


O uso do pixel agrega clareza sobre a análise do comportamento dos visitantes do seu site, além das conversões.


5. Teste A/B

O teste A/B é uma forma de otimizar suas campanhas ao efetuar comparações tendo em vista a análise do resultado em variações dos anúncios utilizados com pequenas modificações ao longo de um período de tempo.


Após esse tempo é possível comparar os resultados de cada variação de anúncio e identificar qual possuiu uma melhor performance para que seja mantido.


O teste A/B pode ser feito em diversas vertentes além dos anúncios, tais como landing pages e públicos.


6. Impressões

A quantidade de impressões é o número de vezes que o seu anúncio foi exibido.


Mas atenção, em casos de dispositivo mobile, o anúncio pode começar o carregamento no celular do usuário, e não ter sido carregado por completo, mas contar como uma impressão.


Ou seja, a métrica não indica se o usuário efetivamente visualizou o seu anúncio.


7. Conversão

A ação de conversão é descrita como o objetivo principal da sua campanha.

Se a sua campanha tem como objetivo o preenchimento de um formulário no site, a quantidade de conversão será contabilizada pela quantidade de vezes em que a ação esperada foi realizada.




Checklist para uma boa campanha no Facebook/Instagram

Diversas vezes já vimos campanhas fracassarem por erros que poderiam ter sido evitados com simples testes. No caso de mídia paga, o prejuízo é ainda maior, pois significa dinheiro desperdiçado.


A regra de ouro é sempre confirmar se o usuário chegará ao objetivo desenhado por você para a campanha.


Antes de colocar um anúncio no ar ou aumentar o orçamento de Facebook Ads, pense em toda a estratégia e o que vai acontecer após o Lead clicar em sua publicação.




Checklist da mídia paga


  • A segmentação do anúncio está correta?

  • Há erros ortográficos no anúncio ou nas páginas para onde irão os Leads?

  • A Landing Page (página para onde o anúncio direciona o visitante) está funcionando?

  • Os textos estão transmitindo bem a proposta de valor da sua oferta?

  • Para onde estão indo os Leads após o preenchimento do formulário? Existe uma página de agradecimento?

  • A integração com seu software de Email Marketing está funcionando?

  • Há algum fluxo de automação configurado para manter o relacionamento após a conversão do visitante em Lead?

  • Verifique tudo isso antes, pois nem a melhor campanha do mundo, com o maior investimento em dinheiro, consegue ter resultados satisfatórios sem que a estratégia toda esteja funcionando.



Conclusão

O Facebook Ads (Meta Ads) é uma ferramenta poderosa para a realização de campanhas digitais altamente segmentadas e personalizadas de acordo com os seus objetivos de negócio.


Agora que você sabe alguns dos conceitos mais importantes para trabalhar com mídia paga você pode fazer o seu planejamento para montar uma campanha alinhada aos seus objetivos ou contar com a expertise do time de especialistas da Célula 21, para te ajudar a conquistar seus resultados.


Entre em contato e veja como implementar estratégias eficazes para promover o seu negócio.


#gestaodetrafego #facebookads #instagramads #campanhasonlie #gestaodetrafegobrasil

4 visualizações0 comentário