top of page
Buscar
  • Foto do escritorCélula 21 Comunicação e Marketing

FIM DA ERA DOS LIKES...SERÁ?



E aí, já se acostumou a navegar pelo Instagram sem os likes? Pois é, se você não está a par das notícias e acha que seu app está bugado, o negócio é o seguinte: o Instagram retirou a função de curtidas do aplicativo desde ontem (17/07). Essa ação ainda está em fase piloto.

O teste no Brasil não é o primeiro. O app do Marquinhos (Mark Zuckerberg) já o aplica no Canadá, desde maio de 2019. Mesmo com resultados positivos desse piloto, a expansão do teste se faz necessária para compreender melhor sua aceitação e como essa mudança afetará a forma de usar o aplicativo do Instagram.


Os números ocultados serão as curtidas em fotos e as visualizações de vídeos (somente os usuários poderão ver as curtidas). A mudança vale tanto para imagens que aparecem na linha do tempo quanto para as fotos listadas no perfil de cada usuário. A proposta da empresa é que isso ajude a sua comunidade a se engajar mais com as fotos e vídeos do que com a aceitação social denotada pelo número de curtidas.


Se o app do Marquinhos está preocupado com a saúde mental dos seus usuários? Não sei... Tenho minhas dúvidas, mas, no nosso humilde palpite, é que o sucesso do Stories pode ter “forçado” nosso amigo a rever as funções do aplicativo. Outro palpite, (este acho mais certeiro) é que essa ação foi um tiro certo, para combater a ação de plataformas de vendas de curtidores_ quanto mais curtidas, mas valor se cria para o canal, para vender o espaço para as grandes marcas em troca de publicidade, simples assim. Dessa forma, o @Instagram obriga a criação de conteúdos mais relevantes e interações mais sofisticadas entre os usuários.


Mas tudo isso pode ser apenas um grande teste... ou não. E aí, o que você achou dessa história? Comente aqui.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page